Interlive BR

Logotipo principal branco
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado
Menu
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado

Análise SWOT e por que ela é importante para as empresas

A análise SWOT é uma ferramenta muito importante. Em geral, ela é ainda pouco utilizada em empresas de pequeno porte. No entanto, sua eficiência quando colocada em prática demonstra o quanto saber aplicá-la pode gerar bons resultados.

Abordaremos sua aplicabilidade nas empresas, mas lembramos que ela também pode ser utilizada no âmbito pessoal, por exemplo, para quem busca recolocação profissional ou melhoras de suas habilidades.

Devido à sua relevância para os profissionais atuais, é dela que falaremos no texto de hoje.

O que é análise SWOT (ou FOFA)?

A sigla SWOT é a sigla em inglês dos seguintes termos:

  • Strengths: pontos fortes
  • Weaknesses: pontos fracos
  • Opportunities: oportunidades para o negócio
  • Threats: ameaças para o negócio

Geralmente, analisam-se e identificam-se os pontos fortes e os pontos fracos dentro da empresa e as oportunidades e ameaças como fatores externos ao negócio.

A análise SWOT é uma ferramenta de administração e planejamento estratégico. Ou seja, a partir da compreensão da realidade de uma empresa, parte-se para o planejamento de ações para melhores resultados.

Mas onde, afinal podemos aplicar a análise SWOT? Em todas as empresas? Na vida pessoal também?

Onde a análise SWOT pode ser aplicada

Esta ferramenta começou a ser aplicada a princípio em grandes empresas. Atualmente, as empresas menores, de pequeno porte têm se utilizado dela para entender quem são e no que podem melhorar.

Além disso, para quem busca se compreender como profissional e indivíduo, ela também pode ser utilizada. É importante olhar para os nossos pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças que se apresentam.

Isso pode ajudar muito no comportamento, por exemplo em reuniões, em ações de equipe e entrevistas de emprego.

Portanto, para grandes e pequenas empresas, ou para indivíduos, a análise SWOT é uma importante ferramenta de autoconhecimento para uma definição de novas ações.

Os objetivos do SWOT

Os objetivos, apesar de parecerem claros diante do que já tratamos até aqui se aprofundam quando analisamos cada um dos pontos: força, fraqueza, oportunidades e ameaças.

Cada ponto precisa ser analisado considerando os ambientes e é isso que apresentaremos no tópico a seguir.

Análise dos ambientes do SWOT

Quais ambientes podemos analisar em uma empresa para olhar para os pontos que a análise SWOT traz à tona?

Em geral, ambientes interno e externo da empresa.

1. Interno

Dentro da empresa, a análise é dos pontos fortes e fracos. Vale lembrar que é importante ser realista. Ou seja, olhar para o que realmente acontece.

Para isso, é bom que mais de uma pessoa pontue essas características positivas da empresa.

É claro que a tendência é que sejamos otimistas, mas neste momento é essencial olhar para a realidade da empresa.

Diante do que for colocado no papel e confirmado como força na empresa, deve-se reforçar para que isso se mantenha.

Com relação aos pontos fracos, é preciso olhar para o que está levando a sua empresa a perder vendas ou clientes. O desafio dos pontos fracos é saber a sua causa para planejar minimizá-los ou eliminá-los.

2. Externo

Sobre as oportunidades e ameaças, em geral, elas vêm do ambiente externo à empresa.

Para pensar nas oportunidades, é preciso considerar os objetivos e metas da empresa. Afinal, as oportunidades estão atreladas ao patamar que a empresa quer alcançar.

Nesse sentido, saber para onde olhar, onde se quer chegar, para traçar o caminho até lá.

Em relação às ameaças, o olhar se volta para os problemas que sua empresa pode estar encontrando com a sua concorrência.

O que seus concorrentes fazem que podem afetar as suas vendas, por exemplo?

Além disso, as ameaças também podem vir de um ambiente externo mais amplo, como a situação econômica, política.

Para citar um exemplo externo, em 2020, a pandemia do Coronavirus foi vista como ameaça para algumas empresas. Já para outras, ela foi vista como oportunidade.

Essa análise vai depender do setor em que sua empresa atua e de seus objetivos.

Planejamento para ação

Após identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, é o momento de planejar as ações a serem tomadas na empresa.

Isso se fará relacionando tudo o que foi colocado no papel, referente ao ambiente interno e externo da empresa. As ações serão, portanto, mais realista, mais “pé no chão”, considerando o que a empresa vive e os aspectos internos e externos que influenciam seu desempenho.

Conclusão

É incontestável a importância da análise SWOT para as empresas grandes ou pequenas.

Para conhecer mais cursos da Interlive, acesse nossa página de cursos e acompanhe as nossas redes socialParte superior do formulário.

Se inscreva para os nossos cursos e comece agora mesmo sua trilha de desenvolvimento a Interlive.

swot

Aproveite para conhecer nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook.

Seja Inter!

Pâmela Simionato

15/02/2022

Gostou desse post? Então Compartilhe !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência visionária de Ensino

Whatsapp Instagram Linkedin

< Home

< InterAluno

< Inter Experience

< Fale com o Witi

< Interligue-se

< C.S.S.C.

< ABED

< Blog

@ Interlive 2021 - Todos os direitos reservados

Witi
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho