Interlive BR

Logotipo principal branco
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado
Menu
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado

O que é Black Belt e como se tornar um especialista em Lean Six Sigma

Com certeza você já deve ter ouvido falar na formação em Belt Lean Six Sigma, os famosos White, Yellow, Green, Black e Master Black Belt, não é? Como podemos ver, um dos níveis mais avançados da trilha de formação em Seis Sigma é a Black Belt, mas como você pode se tornar um Black Belt e quais os diferenciais e responsabilidades dessa formação?

Confira tudo o que você precisa saber para tomar a decisão que pode transformar sua carreira profissional, se tornando um especialista em melhoria contínua.

O que é Black Belt?

O Black Belt LSS (Lean Six Sigma) é um profissional treinado e especializado na metodologia Lean Seis Sigma, metodologia essa que une os conhecimentos da filosofia Lean, criada pela Toyota através do STP (Sistema Toyota de Produção) na primeira metade do século XX e do Seis Sigma (Criado pela Motorola nos anos 80).

Essa uma metodologia de gestão é focada na busca e entendimento de problemas e oportunidades de melhoria para que se possa diminuir as falhas e defeitos dos processos, em busca de uma melhor produtividade e sucesso da organização em geral.

Isso deve ser feito sempre baseado na confirmação de hipóteses através dos dados e buscando agregar valor ao cliente e stakeholders em geral.

Como vimos anteriormente, existem vários níveis de certificação no Lean Six Sigma e o Black Belt é um dos maiores.

Isso se dá pelo fato do Black Belt ter um alto nível de treinamento e pela sua responsabilidade em iniciativas de melhoria contínua nas empresas. Seu olhar é bastante voltado para a estratégia da organização, já que um de seus papéis principais e planejar a estratégia de melhoria junto a alta administração.

O que faz um Black Belt?

Além as iniciativas estratégicas de planejamento e condução da implementação da metodologia nas organizações, tem um papel muito importante na condução de projetos de melhoria, principalmente aqueles mais complexos.

Com seu extenso conhecimento e experiência sobre metodologias e ferramentas, principalmente as estatísticas, esse profissional está mais preparado para lidar com problemas complexos que a empresa pode enfrentar.

Também exerce grande papel de líder, pois como vimos, em iniciativas de implementação da metodologia e na condução dos projetos, ele sempre precisará lidar com pessoas. Isso, claro, exige um conhecimento amplo de liderança e motivação, além de ser uma figura amplamente voltada e preocupada com o desenvolvimento de pessoas.

Essa responsabilidade em desenvolver pessoas é primordial, já que para uma empresa ter sucesso nas iniciativas de melhoria contínua, é preciso dispor de pessoas capacitadas e preparadas para lidar tecnicamente e psicologicamente com as situações complexas que por ventura podem aparecer.

O que é preciso para ser um BOM Black Belt?

O mais importante é se sentir confortável em atuar em projetos de melhoria.

Como se pode imaginar, esse profissional tem uma rotina bem variada, uma vez que os problemas tendem a mudar de local e complexidade o tempo todo.

É um profissional que não pode se sentir na zona de conforto, sempre buscando oportunidades de melhoria e questionando o modo como as coisas são feitas.

Deve ter ampla capacidade analítica, conhecimento estatístico, credibilidade e poder de liderança, papéis fundamentais de um bom Black Belt.

Ter resiliência e empatia também são fundamentais, pois diferentemente do que muitos acham, não só de capacidade e conhecimento técnico vive um Black Belt (as chamadas hard skills), mas também das soft Skills. Elas se constituem das capacidades emocionais e psicologias de um profissional, cada vez mais importantes em um cenário ambíguo, de rápidas mudanças e complexo que vivemos.

A após obter o conhecimento técnico com uma certificação, é importante obter experiência prática. Só assim conseguirá desenvolver as competências necessárias para obter os resultados que as empresas precisam.

Esse processo de “colocar a mão na massa” é fundamental, uma vez que a formação Black Belt em Lean six Sigma possui muita teoria e é, de certa maneira, complexa. Quando se executa o conhecimento adquirido, você evolui a cada momento e se torna mais preparado para os desafios futuros.

Ao se tornar um Black Belt lembre-se disso: Conseguir o certificado é apenas o primeiro passo, pois o aprendizado nunca acaba, por isso caso se sinta despreparado, não se preocupe.

Essa insegurança pode acontecer, o importante é que saiba lidar com ela e se desafie e coloque em prática tudo que o que aprender. Não tenha medo de errar!

Qual a diferença entre o Green Belt e o Black Belt?

Um Black Belt é um profissional com maior conhecimento da metodologia e das ferramentas que a compõem.

Normalmente, também mais experiente, como vimos no começo do artigo, esse profissional tem uma maior capacidade de liderança e uma “pegada” mais estratégica na organização. Ele é diferente do Green Belt, que até consegue liderar projetos, porém de menor complexidade e tem um viés mais operacional/tático.

Em algumas empresas, o Black Belt pode se dedicar 100% em projetos de melhoria contínua, diferentemente do Green Belt que dedica parte de sua rotina para esses projetos.

Por sua capacidade de liderança, conhecimento e mentoria, o Black Belt pode trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo, como uma espécie de facilitador em todos esses grupos, apoiando os Green Belts que podem estar liderando os projetos. Já os Green Belts tendem a focar em um projeto por vez.

Como me tornar um Black Belt?

Primeiramente, após identificar que esse é o caminho ideal para você, busque uma instituição de confiança para realizar sua formação.

Uma dica é consultar amigos e colegas e verificar se a empresa possui algum tipo de acreditação, como a do Council for Six Sigma Certification (C.S.S.C.) dos Estados Unidos.

Isso garante que o conteúdo está alinhado com as melhores e mais atuais tendências sobre o assunto.

O que serei capaz de fazer como um Black Belt?

Dentre várias coisas, você será capaz de:

1. Identificar oportunidades de melhoria nas empresas;

2. Liderar projetos de maior complexidade utilizando a metodologia DMAIC.

3. Planejar, executar e validar iniciativas de coleta de dados;

4. Desenvolver uma base sólida sobre ferramentas estatísticas para embasar suas análises e soluções;

5. Aplicar ferramentas de melhoria Lean na busca por eliminar desperdícios e agregar valor ao cliente;

6. E muito mais.

Conclusão

Como podemos ver, um Black Belt é um profissional diferenciado. Ele tem conhecimentos únicos e podendo atuar em diferentes segmentos e tipos de empresa, como indústria, serviços, etc.

Por isso e muito mais é que esse profissional é um dos mais procurados pelas empresas, justamente por sua alta capacidade de entregar resultados para as organizações.

black belt

Aproveite para conhecer nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook.

Seja Inter!

Pâmela Simionato

08/02/2022

Gostou desse post? Então Compartilhe !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência visionária de Ensino

Whatsapp Instagram Linkedin

< Home

< InterAluno

< Inter Experience

< Fale com o Witi

< Interligue-se

< C.S.S.C.

< ABED

< Blog

@ Interlive 2021 - Todos os direitos reservados

Witi
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho