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O gerenciamento de crise é um tema essencial nos dias de hoje para saber lidar, de maneira prática e inteligente, com possíveis problemas dentro de uma empresa.
Se você já é gestor ou líder e quer entender melhor como lidar com uma crise, ou se almeja um cargo de gestão pensando na melhor maneira de resolver problemas como esse, leia nosso artigo de hoje.
Chamamos de gerenciamento ou gestão de crise as práticas que têm como objetivo buscar soluções para problemas internos ou externos de uma empresa e que podem trazer prejuízos financeiros ou manchar a sua reputação.
É bom ressaltar que essas práticas se aplicam tanto em problemas que já estão ocorrendo, como também na prevenção de novos problemas, ou seja, na identificação de situações que podem causar futuros problemas na empresa.
Sendo assim, esse gerenciamento está ligado a uma visão dos gestores da empresa em relação à sua realidade. É importante pensar nessas práticas como essenciais para a sobrevivência das organizações no mercado, atualmente, como sabemos, muito concorrido e exigente.
A importância de realizar o gerenciamento de crise é a de prevenir problemas novos. No entanto, olhar para os problemas já existentes permite também aprender com eles para evitar que se repitam.
Dessa forma, a crise pode ser olhada como processo de aprendizado, e não apenas como algo negativo dentro das empresas.
Conforme afirmamos anteriormente, é melhor que se olhe para a crise por um viés mais positivo. Isso acontece pelo olhar cuidadoso e atento para o que está acontecendo e pelo planejamento minucioso em busca de sua resolução e da prevenção de uma repetição dos mesmos erros que levarão novamente a resultados negativos.
Por isso, para ajudar você a olhar de maneira inteligente para as práticas de gerenciamento de crise, apresentaremos ideias de um plano que poderá ser colocado em prática.
Antes de partirmos para as possíveis ações, é essencial pensar que elas não precisam ser planejadas quando a empresa já está em meio a uma crise. Ao contrário, quanto antes essas práticas forem pensadas e um plano for estabelecido, mais rápido elas poderão ser realizadas.
Apresentaremos a seguir 5 ações que podem ser adaptadas a empresas de diversas áreas de atuação. Vamos a elas:
Apesar de parecer óbvio, nem sempre os gestores e até mesmo diretores e CEOs, sabem o que acontece nas empresas em que atuam ou que dirigem. Esse é um fator fundamental para que se entenda a realidade de uma empresa, os seus pontos positivos e o que pode ser melhorado.
A partir das informações e dados obtidos, é possível compreender, com clareza, o contexto da situação para pensar nas devidas soluções.
Conhecer os problemas é fundamental e saber o que eles causaram também é. Essa repercussão pode se dar, claro, internamente, com as equipes de colaboradores.
No entanto, é preciso olhar, da mesma maneira, para os possíveis impactos externos. Nesse sentido, deve-se buscar saber os impactos negativos de uma crise para fornecedores e clientes da empresa.
Esse conhecimento traz à tona o que de fato está acontecendo e a dimensão de suas consequências.
Líderes são sempre muito importantes. Não é à toa que a habilidade de liderar é tão valorizada atualmente.
Isso acontece porque líderes pensam na resolução dos problemas, mas sabem lidar com as pessoas envolvidas e motivá-las ao longo de todo o processo. Essa característica faz com que a equipe ganhe confiança nas práticas em busca das soluções para uma crise.
Esta ação é essencial para mitigar os efeitos da crise para a empresa. Nesse sentido, é importante saber usar o mundo digital e suas ferramentas para se comunicar com os colaboradores e também com os clientes da empresa.
A comunicação deve buscar comprovar as decisões que as lideranças tomarem, demonstrando que as mudanças necessárias estão sendo colocadas em prática e não permanecem apenas no plano das ideias.
Pode parecer um detalhe, mas isso ajuda a diminuir o dano da crise para a imagem da empresa.
Depois de uma crise ser solucionada, obviamente, um alívio toma conta dos envolvidos. Mas não se deve esquecer dos aprendizados que essa crise trouxe para a empresa.
Dessa maneira, refletir detalhadamente sobre o que se pode aprender, pode ser a chave para evitar a repetição dos mesmos erros e até de alguns problemas futuros.
Diante dessas cinco ações, é possível entender melhor por que saber como gerenciar uma crise pode ser a solução para uma empresa permanecer viva no mercado.
Para terminar este texto, não poderíamos deixar de citar, mais uma vez, a importância de olhar para o cliente e buscar sucesso na relação com ele. Nesse sentido, a crise pode afetar, e, geralmente, afeta os clientes.
Por isso, é essencial saber como lidar com seu público para que seu relacionamento com ele seja um sucesso e ele não se afaste da sua empresa diante de um momento de crise.
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20/12/2021