Interlive BR

Logotipo principal branco
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado
Menu
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado

Lean Six Sigma: Qual a diferença entre Green Belt e Black Belt?

Uma quantidade gigantesca de empresas, de todos os tamanhos e setores, nacionais e multinacionais, estão buscando profissionais com certificação Lean Six Sigma, não só para trabalharem com melhoria contínua, mas nas diversas áreas que compõem as organizações, já que os conhecimentos adquiridos nessa formação são essenciais para profissionais de qualquer área que buscam excelência.

Mas, na hora de investir em uma certificação, qual a melhor escolha?

Vamos entender as diferenças entre ser um profissional Green Belt e um Black Belt, para que você possa fazer a melhor escolha dependendo de seus objetivos e momento profissional.

O que você aprenderá nesse artigo:

1. Formação Lean Six Sigma;

2. O papel do Green Belt;

3. O papel do Black Belt;

4. Principais diferenças entre o Green Belt e Black Belt;

5. Vantagens das empresas ao terem Green e Black Belts em seus times;

6. Como se tornar um Belt Lean Six Sigma com certificação internacional?

Formação Lean Six Sigma

Apesar de existir dentro da trilha de desenvolvimento em Lean Six Sigma as formações White e Yellow Belt, essas são introdutórias, o que faz com que as formações em Green e Black Belt sejam as mais procuradas por profissionais que querem dar um salto na carreira e se destacarem no mercado de trabalho, pois terão acesso a um conteúdo muito profundo, que abrange conhecimentos aplicáveis em qualquer situação, seja em uma indústria ou em serviços.

lean
lean

Nas formações White Belt e Yellow Belt, busca-se passar conhecimentos mais introdutórios sobre o Lean e o Six Sigma. Falamos de sua origem, conceitos, métricas e abordagens que esses profissionais precisam ter para participar de iniciativas e projetos de melhoria contínua em suas empresas.

 

Já quando falamos nas formações em Green Belt e Black Belt, o conhecimento é mais voltado para as ferramentas estatísticas que ajudarão na análise, proposta de soluções e controles de processos, bem como na liderança de projetos e atuação estratégica na implantação da metodologia.

Essa diferença fica nítida na formação desses profissionais, já que para os Green e Black Belts, é recomendada a elaboração prática de um projeto Lean Six Sigma, podendo, assim, o profissional colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

O papel do Green Belt

O profissional Green Belt, geralmente (mas não exclusivamente), é representado por profissionais que atuam nas organizações em um nível operacional ou tático. São técnicos, analistas, engenheiros, especialistas e supervisores que se utilizam do conhecimento do LSS para melhorar seus processos em busca da excelência.

lean

Justamente por isso, um Green Belt divide parte do seu tempo entre sua ocupação na empresa (como técnico, analista, engenheiro, etc.) e os projetos. Podemos dizer que, na média, um Green Belt foca cerca de 20% do seu tempo nesses projetos.

Sua atuação se dá em um projeto por vez, geralmente de média complexidade e voltado para sua área dentro da empresa, até por isso, um projeto liderado por um Green Belt demora entre 3 e 4 meses, em média.

Na hora de responder pelos trabalhos, o Green Belt lida diretamente com seu gestor ou o Black Belt da empresa, se essa figura existir na organização.

O papel do Black Belt

lean

Já o Black Belt, geralmente (mas também não exclusivamente), é um profissional de nível tático ou estratégico, podendo ser um coordenador ou gerente.

O Black Belt também pode ser um profissional que divide seu tempo entre sua função e os projetos, porém é muito comum (e até mesmo recomendado, se possível), que a empresa tenha um (ou alguns, dependendo do porte) Black Belt dedicado 100% do tempo em projetos de melhoria Lean Six Sigma.

Dessa maneira, esse profissional não atua apenas em um projeto isolado, mas também na gestão de vários projetos que podem acontecer ao mesmo tempo e que são liderados por Green Belts.

O Black Belt, por ter um conhecimento mais profundo de conceitos estatísticos avançados, busca atuar na liderança de projetos mais complexos e, consequentemente, mais demorados (6 meses, em média).

Quando falamos em hierarquia, um Black Belt, geralmente, responde para um diretor ou executivo da empresa, justamente por que seu papel vai além do operacional, mas sim estratégico para o sucesso do programa e da empresa como um todo.

Principais diferenças entre o Green Belt e Black Belt

lean

Como podemos notar, apesar de serem muito importantes para as empresas que buscam se destacar no mercado, cada nível da formação tem um papel diferente dentro do sistema.

É importante conhecer essas diferenças para que possa escolher aquela formação que se encaixa melhor nos objetivos que busca e no seu momento.

Por exemplo, se no momento sua atuação é muito focada nos processos, como um especialista, o Green Belt pode ser uma ótima opção, pois fornecerá os conhecimentos necessários para atuar em projetos que irão trazer ótimos resultados em sua área.

Agora, se você atua (ou busca uma oportunidade) em cargos de gestão, o Black Belt é ideal para você, pois além dos conhecimentos técnicos do Lean Six Sigma, irá fornecer habilidades em liderança, gestão e uma visão mais estratégica e de implantação do Lean Six Sigma nas empresas, atuando como um agente de mudança.

É importante destacar que os exemplos de atuação dos Green e Black Belts demonstradas nesse artigo são orientações e práticas de mercado, porém não são regras “invioláveis”.

Podemos ter sim profissionais especialistas como Black Belts e gestores que são Green Belts. Nem toda empresa tem a necessidade de um Black Belt exclusivo, por exemplo. O importante é entender a necessidade da empresa e que tipo de atuação você gostaria de ter.

Vantagens das empresas ao terem Green e Black Belts em seus times

Independentemente do nível de formação que você tem ou busca ter, vale ressaltar que o mercado busca algo que vai muito além do certificado, e sim conhecimento prático e experiência em projetos.

Às vezes, muito mais importante do que se tornar um Black Belt, é focar em colocar em prática seus conhecimentos como Green Belt, possuindo vivência prática em projetos e com resultados significativos obtidos.

lean

Como um profissional Lean six Sigma, você é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade dos processos e melhorar resultados que trarão maior competitividade e retorno financeiro para a empresa. Segundo a ASQ, um profissional Seis Sigma costuma ganhar, em média, 12% a mais que os outros funcionários do mesmo ramo, o que demonstra a valorização desse profissional e o custo benefício de se investir em uma formação.

Como se tornar um Belt Lean Six Sigma com certificação internacional?

Na Interlive, temos a solução ideal para você. Nossos cursos de Lean Six Sigma são acreditados pelo C.S.S.C (Council for Six Sigma Certification), o que garante que você terá um certificado com reconhecimento internacional.

lean

Se você quer entender melhor o que é o LSS, recomendamos nossos cursos de Belts de formação Lean Six Sigma. Esse tema é muito abrangente e podemos falar sobre isso em mais oportunidade. Fique atento em nosso Blog.

Pâmela Simionato

05/10/2021

Gostou desse post? Então Compartilhe !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência visionária de Ensino

Whatsapp Instagram Linkedin

< Home

< InterAluno

< Inter Experience

< Fale com o Witi

< Interligue-se

< C.S.S.C.

< ABED

< Blog

@ Interlive 2021 - Todos os direitos reservados

Witi
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho