Interlive BR

Logística, o que é e sua importância para as empresas

Logística é um dos fatores para que os processos em empresas aconteçam da maneira organizada e planejada. É claro que muitos são os aspectos que devem ser considerados, mas logística é fundamental para diversos setores e por isso é dela que falaremos no texto de hoje.

 

logística

Sua importância a torna essencial para profissionais e empresas. Se você quer entender mais sobre este assunto, leia este texto até o final e aprenda mais sobre a logística e sua importância para as empresas.

O que é logística?

A palavra “logística” tem origem no idioma grego. Seu significado se relaciona ao raciocínio lógico e ao cálculo. Apesar de ser relacionada a transporte de mercadorias ou ao seu estoque, logística, na prática, é muito mais complexa.

Atualmente, esse conceito ampliou-se e relaciona-se a conhecimentos de áreas como engenharia, marketing, economia, recursos humanos, estatística e tecnologia.

Podemos dizer que ela abrange o planejamento e execução de transporte e armazenamento de matéria-prima e mercadorias.

Como a logística funciona?

Podemos dizer que com o passar do tempo a evolução do trabalho de logística, suas ações tornaram-se sinérgicas, não isoladas.

Desta maneira, para que essas ações sejam bem-sucedidas, é necessário pensar em elementos essenciais, como:

  • A eficiência da comunicação entre os membros de equipes;
  • Um plano bem fundamentado e controlado, para que os problemas possam ser controlados a tempo;
  • Como consequência dos dois primeiros elementos, temos o controle do processo, que é alcançado por uma boa gestão que leva a equipe a se comunicar bem e os problemas a serem controlados.

A gestão de logística e a cadeia de suprimentos

A globalização tornou as relações comerciais mais complexas. Diante disso, como dissemos anteriormente a logística integrada surgiu, uma vez que se faz necessária atualmente.

Nesse contexto, falamos em cadeia de suprimentos, ou supply chain, ou ainda cadeia de logística. 

A proposta de uma cadeia de suprimentos é abranger a logística de um produto ou serviço. Isso inclui a fabricação da matéria-prima até a sua entrega ao cliente final. Essa integração facilita a manutenção a qualidade dos procedimentos dessa cadeia.

Essa cadeia exige uma boa tomada de decisões estratégicas, operacionais e de planejamento. Isso abrange o que se relaciona ao estoque, às vendas, à distribuição e ao fluxo de informações.

Portanto, podemos afirmar que a logística é englobada pela cadeia de suprimentos. Ou seja, ela é uma das atividades da gestão dessa cadeia.

Logística e a tecnologia

Com o desenvolvimento tecnológico, softwares foram desenvolvidas para tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente. Sendo assim, há maior controle de cada operação.

Por meio dos recursos que a tecnologia disponibiliza, é possível fazer uma análise de dados avançada. Além disso, esses dados podem ser armazenados de maneira mais segura, podendo ainda ser rastreados em tempo real por custos mais baixos.

Por fim, a automatização dos procedimentos permite ainda integração de plataformas, o que confirma maior controle e transparência para todo o processo.

Os tipos de gestão de logística

Apresentaremos agora 4 tipos de gestão de logística:

1. Suprimentos

A gestão da logística de suprimentos encarrega-se do gerenciamento e do planejamento para aquisição de materiais para o desenvolvimento da atividade empresarial, que abrange da entrada à entrega ao cliente final.

Os benefícios desse tipo de gestão de logística são o melhor armazenamento dos insumos e menor perda de materiais; a redução dos custos, resultado do melhor relacionamento com os fornecedores; a otimização dos recursos, devido à melhor estruturação de processos e diminuição de falhas e prejuízos ao longo de cada etapa; e o aumento da produtividade, uma vez que todos os setores trabalham de maneira integrada.

2. Distribuição

Na parte da logística de distribuição inclui ações relacionadas à definição e gerenciamento dos canais mais adequados para a venda de produtos e serviços.

Quando essa gestão se dá de maneira eficiente, pode-se observar a quantidade correta de mercadoria, o que impacta diretamente nos lucros de uma empresa.

Isso transforma as empresas de maneira que elas se tornam mais rentáveis. Considerando que atualmente os clientes estão mais exigentes quanto a agilidade e eficiência, uma boa gestão de distribuição é um grande diferencial.

3. Produção

Já a gestão de logística de produção está relacionada ao processo de produção e disponibilidade do produto para o mercado. Isso inclui o controle do fluxo de materiais, de sua armazenagem, o abastecimento de postos de trabalho e emissão da expedição do produto.

Além disso, por meio dela, é possível prever a demanda externa do mercado. Essa previsão permite que seja feito um planejamento de curto a longo prazo.

4. Logística Reversa

Podemos falar ainda da logística reversa que diz respeito ao destino adequado de uma mercadoria ou produto após a sua venda. A importância desse tema é tão grande que há uma lei que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, obviamente, as empresas têm um papel fundamental no descarte adequados desses resíduos.

Dessa maneira, o cliente pode enviar de volta ao seu fabricante após o consumo para que a empresa faça o seu descarte. Isso é importante, pois sabemos que há materiais e produtos prejudiciais à natureza, por exemplo.

Devido a essa preocupação cada vez maior em nossa sociedade, o pós-consumo também precisa ser uma preocupação de empresas que fabricam esse tipo de produto, buscando a redução de resíduos e de seus impactos à saúde e ao meio ambiente.

Conclusão

Podemos comprovar, com as informações deste artigo, a importância da logística aplicada ao processo das empresas atualmente. Juntamente com os recursos tecnológicos, a gestão de equipes e da logística são diferenciais essenciais para um trabalho realizado com excelência no mercado atual.

Se em seu caminho profissional, a gestão tem se mostrado importante para uma boa execução das suas funções, conheça os cursos online oferecidos pela Interlive. Venha se qualificar e colocar em prática todo o conhecimento que disponibilizamos em nossa plataforma.

Fique conectado em nossas redes sociais, Instagram, LinkedIn, Facebook, para conhecer as novidades.

Gostou desse post? Então Compartilhe !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Witi
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho