
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho
sua empresa ao novo
mercado de trabalho
Várias empresas perceberam que a sabedoria coletiva e o investimento em tecnologia da informação organizaram com sucesso grandes quantidades de dados de processos de negócios.
No entanto, esses mesmos investimentos não alcançaram o mesmo sucesso na geração de verdadeira inteligência para promover a inovação e criar um diferencial competitivo para a empresa.
Por algum tempo, projetos de mineração de dados e gestão do conhecimento proliferaram entre as organizações que buscam obter informações relevantes para ajudar a desenvolver estratégias e tomar decisões.
A inclusão digital, as novas tecnologias móveis e a popularidade crescente de aplicativos atualmente conhecidos como “redes sociais” permitem que um grande número de pessoas gere, compartilhe, promova, comente e avalie informações dentro e fora da empresa.
Para além da aplicação dos media e das redes sociais, este movimento de participação e colaboração é considerado um fenômeno de “sabedoria coletiva”.
Este não é um fenômeno novo.
A humanidade se desenvolveu apenas porque tem a capacidade de formar um grupo social, criando assim coletivamente um tipo de sabedoria que existe em nossa língua, escrita, cultura, doutrina compartilhada, livros e nas muitas redes com as quais estamos atualmente em contato. conectar.
Filósofos, pensadores e pesquisadores estudaram o assunto da sabedoria coletiva.
O resumo desses trabalhos e experiências práticas nos levou a listar sete erros que as organizações cometem quando tentam obter algum valor da cooperação e da participação de indivíduos internos e externos.
Esses erros são:
Este grupo é altamente valorizado por sua criatividade e capacidade de tomada de decisão.
A equipe de profissionais trabalhando em conjunto para a solução pode superar o conhecimento do especialista no assunto.
Um exemplo muito simples dessa melhoria na qualidade da informação do grupo relacionada aos indivíduos é o exercício de tentar adivinhar o peso de alguém.
Se fizermos a uma pessoa, e depois fizermos a mesma pergunta a cem pessoas, e depois calcularmos o valor médio estimado, obteremos um valor mais próximo do valor verdadeiro do que o valor médio, em vez do valor obtido a partir de uma única observação.
O coletivo fornece uma estimativa melhor.
Devemos definir se a atividade é realizada por um grupo livre ou gerenciada por uma hierarquia.
Uma organização é um exemplo de estrutura hierárquica dedicada a resolver problemas e produzir conhecimento.
Mesmo em uma empresa dirigida por um grande número de colaboradores, como é o caso da Wikipedia, os vários estágios do processo dependem da hierarquia de aprovação de um item para incluir ou excluir o item de sua base.
Precisamos determinar as motivações que levam os indivíduos a fazer o que esperam.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriram que os participantes do empreendedorismo coletivo são motivados por dinheiro (motivação extrínseca) ou glória (motivação intrínseca) ou amor (motivação intrínseca e transcendente).
As análises de produtos e bases de análises da Amazon são estabelecidas por muitos colaboradores, que fazem isso para falar alegremente sobre os tópicos de que gostam e, ao mesmo tempo, para serem reconhecidos como a glória dos especialistas no assunto.
Devemos definir como usaremos a inteligência coletiva.
Podemos usar estratégias como brainstorming, competição, cooperação, votação, estimativa e avaliação. Por exemplo, se quisermos criar um novo logotipo para uma empresa.
Uma estratégia é realizar uma competição, coletar muitas ideias e, em seguida, usar o poder da multidão para votar na melhor proposta.
Outra estratégia é permitir que as pessoas discutam e proponham alterações na logomarca apresentada, resultando em um resultado formado pela soma das contribuições.
Em outras palavras, tenha um sistema que possibilite a participação das pessoas.
Isso depende muito das diferenças entre os projetos, mas geralmente pode ser descrito como um ambiente ou plataforma colaborativa.
Murais, WIKI, intranet, fóruns, sistemas de votação são todos exemplos desses ambientes.
Um lugar onde as pessoas podem expressar seus pensamentos ou opiniões e debater as ideias dos outros.
As pessoas precisam ter conhecimento para participar e trabalhar juntas.
Quanto mais sofisticada e difícil for a plataforma disponível para isso, mais necessário será oferecer treinamento em seu uso.
Se as pessoas não conseguirem interagir por meio da plataforma de tecnologia, a construção coletiva será danificada.
Precisamos criar e manter uma cultura coletiva.
A motivação é um dos elementos-chave, mas o processo deve analisar os valores e crenças da própria organização e abordar os aspectos mais operacionais e práticos.
Um acordo de participação e colaboração de participação pode ser celebrado entre os participantes e a organização.
Um equilíbrio entre competição e colaboração pode ser usado para iniciar a implementação em um grupo menor, como uma espécie de projeto piloto que pode servir como uma equipe “campeã” para a participação de outras pessoas.
Empresas como Natura e Fiat já envolveram seus clientes e fornecedores em processos de inovação aberta que nada mais são do que tentativas de capturar a sabedoria coletiva dos grandes para ajudá-las a desenvolver novos produtos.
Se as empresas costumavam se limitar às pesquisas de opinião (também uma forma de sabedoria coletiva), hoje abrem as portas de seus processos de negócios para que outros stakeholders participem abertamente do desenvolvimento de novas estratégias.
Para ficar INTERligado com o mercado de negócios, fique atento aos nossos cursos e nosso Linkedin, Instagram e Facebook.
10/11/2021