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O que é ISO 9001:2005?

O sistema de gestão da qualidade ISO 9001: 2015 é um nome bastante grande, não é?

Parece ser uma coisa muito complicada de colocar em prática, talvez você pense que não é importante, mas garanto a você, é tudo diferente!

Numa era de forte competição de mercado, como a que vivemos, temos de nos organizar para ganhar alguma vantagem competitiva, seja através do aumento da produtividade, cálculo correto dos custos e preços de venda, melhor posicionamento no mercado, etc.

gestão

É por isso que a certificação ISO 9001 é cada vez mais procurada pelas empresas. Se você ainda não tem certeza sobre esse conceito, fique tranquilo!

Aqui, você aprenderá exatamente o que é um sistema de gestão, todo o conteúdo da ISO 9001: 2015 e como se preparar para a certificação.

Definição de Sistema de Gestão

Um sistema é um grupo de “coisas” e, quando colocadas juntas, buscam o mesmo objetivo. Gestão é a gestão completa de algumas (ou todas) áreas da empresa.

Portanto, um sistema de gestão nada mais é do que um conjunto de ferramentas e práticas de trabalho utilizadas para gerenciar um departamento.

Sistema de gestão eficiente

Os dois pontos-chave para manter o SG atualizado, bem implementado e eficiente em uma empresa são: figuras de autoridade bem treinadas e responsáveis.

No processo de implantação é muito importante escolher um ou mais responsáveis ​​pelo sistema de gestão, que vão divulgar o SG, treinar novos funcionários, supervisionar e auditar dentro da empresa.

Além disso, todo o pessoal relevante deve receber treinamento em suas áreas de competência dentro do SG.

O Sistema de Gestão de Qualidade ISSO 9001:2005

Dentre os tipos de sistemas de gestão, destacamos o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), que abrange a parte da qualidade do processo / produto / serviço, com foco na satisfação do cliente.

Por este motivo, a ISO (Organização Internacional para Padronização) possui a norma ISO 9001, que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade, que nada mais é do que um documento mundial (elaborado por empresas altamente conhecidas) e que visam fazer o melhor para essas empresas.

A equipe ISO coletou todas essas informações e criou a norma ISO 9001: 2015 de forma comum, aplicável a qualquer tipo de empresa, independente de seu porte ou finalidade.

Como a ISO está localizada na Suíça, cada país tem um organismo de certificação para traduzir esses padrões. No que diz respeito ao Brasil, temos a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Portanto, a ABNT NBR ISO 9001: 2015 abrange os seguintes aspectos: liderança, estratégia, comunicação com o cliente, satisfação do cliente, novos produtos, operações, fornecedores, controle de qualidade, melhoria de processos, etc.

Isso faz com que muitas empresas utilizem SGQ (Sistema de Gestão Integrado), outros padrões, como ISO 14001 (meio ambiente) ou outros sistemas de gestão da produção (ERP, MRP, etc.).

O sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001: 2015 opera com base no PDCA (planejar-executar-avaliar-agir), que inclui principalmente:

  • Planejar a estratégia da empresa em relação às operações e qualidade;
  • Executar o plano de ação e implementar as melhorias necessárias para que a empresa funcione normalmente;
  • Avaliar através do processo de revisão e avaliação de reuniões o produto / serviço por meio de verificação e confirmação;
  • Tomar medidas para dar continuidade a implementação de ações que produzam bons resultados ou definir novas ações com base nas oportunidades de melhoria.

Princípios da Gestão da ISO 9001

  • Centrada no cliente: as organizações dependem de seus clientes, portanto, devem atender a suas necessidades atuais e futuras, seus requisitos e se esforçar para superar suas expectativas.
  • Liderança: o líder estabelece uma meta e uma direção unificadas para a organização. De acordo com a ISO 9001, eles devem criar e manter um ambiente interno onde as pessoas possam participar plenamente na realização dos objetivos da organização.
  • Participação das pessoas: é importante para uma organização que todos sejam capazes, treinados e envolvidos na entrega de valor.
  • Abordagem do processo: quando as atividades são entendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que operam como um sistema coerente, resultados consistentes e previsíveis podem ser alcançados de forma mais eficaz e eficiente.
  • Melhoria: De acordo com a ISO 9001, a melhoria contínua do desempenho global de uma organização deve ser uma meta permanente.
  • Tomada de decisão baseada em evidências: as decisões baseadas na análise e avaliação de dados têm maior probabilidade de produzir os resultados esperados. Além de reduzir o retrabalho, uma abordagem baseada em fatos também pode produzir maior precisão e agilidade.
  • Gestão do relacionamento: Estabelecer e manter relacionamentos duradouros com os stakeholders traz uma série de vantagens, como: fortalecimento dos contratos de fornecimento da marca e aumento do volume de negócios.

A divisão da ISO 9001:2015

Conforme mencionado acima, o sistema de gestão da qualidade ISO 9001: 2015 adota o método PDCA e é dividido em 10 itens.

Os primeiros 3 itens são os mais introdutórios:

1. Escopo

Qual é o escopo (propósito) do padrão da empresa. Este item também indica que a norma é universal e aplicável a qualquer empresa.

2. Referências

Cita apenas a bibliografia e as edições atuais utilizadas na norma.

3. Termos e Definições

Este item indica que o conceito utilizado no documento se refere ao padrão ISO.

Sistema de Gestão de Qualidade, como iniciar?

Para começar a implementar o SGQ na sua empresa, é necessário reunir conhecimentos sobre o seu negócio (conhecer os seus clientes, stakeholders, influência no mercado, análises externas e internas da sua empresa, outros concorrentes, etc.).

Com base nisso, vale a pena estudar os processos da empresa (mapeamento, divisão de áreas etc.), pois com essa estrutura interna é possível iniciar a implantação do projeto ISO 9001.

Só então você pode implementar práticas de gestão em resposta aos projetos da ISO 9001: 2015 e criar a documentação necessária para manter o processo registrado e disponível para melhorias.

Por fim, para que o SGQ ISO 9001 funcione corretamente na empresa, é fundamental a participação das pessoas e o compromisso de utilizar o sistema e atualizá-lo para melhorá-lo.

Especialista em Gestão de Qualidade

Para poder realizar uma auditoria interna completa, bem como implementar e revisar todo o processo de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001: 2015, são necessários treinamentos específicos.

Como empresa certificada ISO 9001, significa apresentar um processo bem definido, centrado no cliente e comprometimento geral da administração com a gestão da qualidade e sua permanência.

Com isso, vem crescendo a busca por essa certificação no mercado, o que capacita profissionais com habilidades e conhecimentos para viabilizar as auditorias altamente direcionadas da empresa.

Por isso, não perca a oportunidade de se destacar no processo seletivo ou na organização para a qual você trabalha, se qualifique com nossos cursos.

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