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Inbound Marketing é um grupo de estratégias de marketing destinadas a conquistar e converter clientes usando o conteúdo certo.
Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing, a empresa não busca clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e mídias sociais.
A essência do Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a ganhar popularidade em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” de Brian Halligan e Dharmesh Shah .
Desde então, o inbound marketing explodiu e a cada dia mais e mais empresas de diferentes portes adotam esse método para conquistar mais clientes, gerar mais receita e consolidar seu poder junto ao público.
Em uma tradução livre, o termo inbound marketing pode ser definido como marketing de atração.
A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que é o cliente que procura a empresa, e não o contrário.
Então, ações realizadas com o objetivo de atrair um potencial cliente para o seu blog ou site e a partir dessa atração, todo um relacionamento é feito com essa pessoa.
Esse relacionamento se dá por meio de conteúdos personalizados.
Este conteúdo é uma forma de educar o seu público e potenciais clientes sobre o seu segmento de negócio, tornando o seu negócio uma referência em determinado tema relacionado ao seu mercado e imagem, influenciando a futura decisão de compra de um cliente.
Ano após ano, a distinção entre real e virtual, offline e online está se desfazendo. As pessoas não falam mais “vá para a internet”, porque a internet está praticamente em todo lugar.
Por isso, toda empresa pode utilizar os conceitos de Inbound Marketing como método. Você pode adaptá-los e usá-los em qualquer negócio, usar o conteúdo para fins de entretenimento / utilidade e criar marca.
Apesar das pequenas diferenças, o marketing de entrada atingiu níveis que o marketing tradicional não atingiu.
O principal é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento, não um centro de custo.
O motivo da afirmação acima é que todas as ações de inbound marketing podem ser medidas.
Você pode descobrir exatamente quantas pessoas viram, converteram ou compraram em cada campanha usando ferramentas de análise da web.
Ou seja, conhecendo essas informações importantes, você pode otimizar suas campanhas para um melhor ROI (retorno sobre o investimento).
E é por isso que as empresas mais inovadoras do mercado têm utilizado ativamente o inbound marketing como estratégia de marketing. Resumindo, o Inbound Marketing atende 5 ações principais:
O mercado está abraçando a ideia de usar o Inbound Marketing, principalmente porque é 62% mais barato do que o tradicional Marketing – ou Outbound Marketing que usávamos antes.
Não ter uma estratégia de Marketing de Atração para o seu negócio pode ser um fator decisivo para acompanhar os concorrentes que adotam essa abordagem.
Podemos demonstrar os benefícios de passar por vários estudos.
A simples questão de as pessoas estarem procurando soluções para seus problemas nos buscadores pela internet, lendo mais e-mails em diferentes dispositivos e navegando mais tempo nas redes sociais, mostra que seu negócio não pode ficar para trás.
Inbound Marketing mostrou ser um método que funciona e entrega resultados mensuráveis para aqueles que o adotam.
Embora seja nova, já é uma estratégia presente em várias empresas ao redor do mundo. Porém, exatamente por se tratar de uma novidade, ainda há muito a ser desenvolvido.
Por isso, sempre é possível investir em Inbound Marketing, porque o futuro pode trazer ainda mais possibilidades.
Conforme as ferramentas e algoritmos evoluem, seremos capazes de extrair mais e mais informações sobre nossos clientes (leads). E com isso o fornecimento de um processo de vendas cada vez mais conveniente e otimizado para nossos clientes.
Além disso, com o crescente desenvolvimento da internet móvel, poderemos ter um relacionamento personalizado e frequente com os nossos clientes, uma vez que cada vez mais as pessoas utilizam diferentes canais online, como meio de comunicação e pesquisa.
Tudo isso prova que é hora de começar no Inbound Marketing!
Esse tema é muito abrangente e podemos falar sobre isso em mais oportunidade. Fique atento em nosso Blog, e nas redes sociais, Linkedin, Facebook e Instagram, e não perca mais sobre esse assunto importante.
29/09/2021