
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho
sua empresa ao novo
mercado de trabalho
Poka Yoke? É um fato que precisamos cada vez mais ser proativos e prevenir problemas nos processos antes que eles apareçam.
Dessa forma, minimizamos custos e aumentamos a qualidade dos produtos e satisfação dos clientes.
Na teoria, tudo faz sentido, não é?! Mas, na prática, como fazemos isso acontecer? Utilizando o Poka Yoke nos processos! Não conhece ainda essa ferramenta enxuta da metodologia Lean?
Então, recomendo que leia nosso artigo para saber mais sobre o que é e como utilizá-lo.
Como mencionado anteriormente, é uma ferramenta do Lean caracterizada por simples dispositivos e/ou procedimentos que tem como objetivo prevenir o aparecimento de um erro, atacando direto na fonte geradora do problema.
Nem sempre é possível atacar o problema na sua causa raiz. Nesses casos, o Poka Yoke pode ser útil para detectar um problema. Dessa maneira, o time pode atuar na melhoria do processo utilizando outras ferramentas.
O termo pode parecer estranho e novo para você, mas tenho certeza de que a missão dessa ferramenta te deixou muito interessado, não é? Quem não quer eliminar problemas e defeitos de seus processos?
Mas, apesar do termo ser novo ou não no seu vocabulário, posso te garantir que diariamente você se depara com dispositivos à prova de erro, ou Poka Yoke.
Como se pode ver no primeiro exemplo, seria possível inverter a posição do dispositivo, pois as duas entradas do objeto da direita comportam os dois conectores da figura da esquerda.
Já na imagem inferior, não existe chance de o dispositivo ser conectado de maneira invertida, pois as entradas da peça da direita têm tamanhos diferentes e, caso a pessoa tente inverter, o encaixe não será possível.
Aqui temos mais alguns exemplos:
Como podemos ver nas imagens e exemplos, os dispositivos não precisam ser caros nem elaborados, às vezes, apenas um pouco de criatividade na hora de projetar um produto ou um processo produtivo já resolvem.
Não, de jeito algum. Esse pensamento à prova de erros pode e deve ser utilizado em qualquer setor ou área.
Imaginemos um problema com um time de atendimento que, ao finalizar uma ligação com um cliente, esquece de solicitar para o consumidor continuar na linha após a chamada para responder a uma pesquisa de satisfação.
Isso pode acontecer, uma vez que muitas ligações são desconfortáveis e o clima não está muito propício para tal “convite”, mas a opinião do cliente deve ser sempre ouvida.
Nesse caso, podemos criar um sistema que envia automaticamente a pesquisa de satisfação para o celular do cliente após o contato. Dessa maneira, não ficamos mais dependentes dos atendentes terem que lembrar do processo ao final da chamada.
Sabemos que os humanos falham e precisam de ajuda, e essa ajuda pode vir através de dispositivos à prova de erros que irão bloquear essas falhas para que os problemas não aconteçam.
Existem 4 tipos de Poka Yoke que são utilizados em processos, para evitar erros, sendo:
Vejamos cada um com mais detalhes a seguir.
Aqui, como o próprio nome já diz, o objetivo é prevenir a ocorrência de uma falha. Um ótimo exemplo é do Pen Drive. Caso tentemos inverter o modo de conectar, não é possível fazer a conexão do dispositivo na entrada USB.
Podemos dividir o tipo “detecção” em dois tipos, o de controle e o de advertência.
O tipo controle tem o objetivo de parar o processo assim que detecta um problema. Já o tipo advertência, ao identificar um problema, sinaliza, através de sons ou cores, o surgimento do problema.
Nesse tipo de Poka Yoke, a atuação pós-detecção do problema pelo time é fundamental para se analisar e resolver o problema posteriormente.
Um ótimo exemplo é o de um disjuntor, que, ao exceder a carga elétrica, desliga automaticamente.
O Poka Yoke de etapas evita falhas pela ordem de execução, determinando se todos os passos de uma operação estão sendo seguidos de forma correta.
Um ótimo exemplo desse tipo de Poka Yoke é o saque de dinheiro em caixas eletrônicos, que realizam muitas etapas para garantir que não existam erros na identificação do cliente e na separação do dinheiro.
O Poka Yoke de Valor fixo serve para assegurar que um número específico de movimentos tenha sido feito durante o processo. Imagine uma montagem que precisa de 20 peças. As vinte peças são separadas em uma bandeja. Se, ao finalizar o processo, sobrarem 2 peças, fica claro que a montagem não foi realizada da maneira correta, alertando o profissional justamente por terem sobrado peças na bandeja.
São várias as situações em que os problemas podem aparecer e o uso de Poka Yoke é bem-vindo. Podemos destacar situações em que existem uma falta de treinamento operacional, excesso de atividades manuais, alta rotatividade de operários em uma linha de produção, ambiente de trabalho desorganizado, condições operacionais inadequadas e muito mais.
Se quiser aprender sobre essa e outras ferramentas que podem ajudar você e sua empresa a terem processos robustos e de qualidade, nossa sugestão é conhecer mais sobre a filosofia Lean.
Aqui, na Interlive, temos o curso de White Belt, um ótimo curso, gratuito e com certificado, para você que quer dar os primeiros passos nesse mundo.
09/03/2022