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Quais são os objetivos da sua empresa?

Objetivos. Essa palavra assola muitas empresas e empresários, principalmente os jovens:

Qual é o objetivo da sua empresa?

Nesse caso, não estou me referindo a visão, missão e valores. O que quero dizer é uma série de objetivos, como melhorar a estrutura de custos e expandir as oportunidades de receita.

Quais são os seus objetivos?

Se os objetivos forem definidos e acordados entre os membros da equipe, a próxima questão é como medi-los.

Se não houver uma maneira consistente de alcançar o objetivo, a meta é inválida.

Objetivos estruturados, metas claras e sistemas de monitoramento eficazes: a empresa está pronta para pensar em ajustar seus processos.

Todas as atividades desenvolvidas pela empresa devem ser direcionadas aos seus objetivos.

Em muitas empresas, é comum a realização de atividades que não ajudam a atingir os objetivos.

Nestes casos, é responsabilidade do empresário tentar eliminá-los.

Como definir os objetivos

1. Tenha objetivos que te motivem

Quando você define objetivos para si mesmo, é importante que elas o motivem: isso significa ter certeza de que são importantes para você e que alcançá-las é valioso.

Se você não está interessado nos resultados ou se eles são irrelevantes do quadro geral, as chances de você trabalhar para alcançá-los são mínimas.

A motivação é essencial para atingir os objetivos. Estabeleça metas relacionadas à prioridade mais alta em sua vida.

Sem esse foco, você pode acabar com muitos objetivos, deixando quase nenhum tempo para se concentrar em cada um deles.

Alcançar seus objetivos exige comprometimento.Para maximizar a probabilidade de sucesso, você precisa ter um senso de urgência e uma atitude de “Eu devo fazer isso”.

Quando você não o tem, é provável que adie o que precisa fazer para tornar seus objetivos uma realidade. Por sua vez, isso o deixará desapontado e frustrado consigo mesmo, o que é frustrante.

Objetivos SMART

Você deve ter ouvido falar de metas SMART. Mas você sempre aplica as regras?

A questão é que, para tornar as metas fortes, elas devem ser pensadas como SMART.

Existem muitas mudanças no significado de SMART, mas a essência é esta – o objetivo deve ser:

  • Específico
  • Mensurável
  • Alcançável
  • Relevante
  • Tempo limite

Seus objetivos devem ser claros e claros. Metas vagas ou gerais são inúteis porque não fornecem direção suficiente.

Observe que você precisa de metas para mostrar o caminho. Definindo com precisão onde você deseja terminar, chegue onde você deseja o mais facilmente possível.

2. Defina objetivos mensuráveis

Inclua valores, datas, etc. precisos em seus objetivos para que você possa medir seu sucesso.

Se sua meta é simplesmente definida como “redução de despesas”, como saber quando você foi bem-sucedido?

Se você reduzir em 1%, dentro de um mês, ou se você reduzir em 10%, dentro de dois anos?

3. Definir objetivos alcançáveis.

Certifique-se de que é possível atingir os objetivos que você definiu.

Se você estabelecer uma meta que não pretende alcançar, só perderá o moral e prejudicará sua confiança.

No entanto, resista ao impulso de definir metas que sejam fáceis demais.

Alcançar uma meta para a qual você não precisa trabalhar muito é anticlimático, na melhor das hipóteses, e também pode fazer com que você tenha medo de estabelecer metas futuras que podem não ser alcançadas.

Ao definir metas realistas e desafiadoras, você alcançará o equilíbrio desejado.

4. Definir objetivos relevantes

Essas metas devem estar relacionadas à direção que você deseja alcançar em sua vida e carreira.

Ao alinhar seus objetivos com isso, você se concentrará em seguir em frente e fazer o que deseja fazer.

Estabeleça metas amplamente dispersas e inconsistentes e você perderá seu tempo – e sua vida -.

5. Definir objetivos de tempo limite

É preciso medir o tempo. Isso fica claro quando pensamos que precisamos saber quando podemos comemorar o sucesso.

Ao trabalhar com um prazo, acionamos o gatilho da urgência e isso acelera a conquista pelo sucesso.

6. Definir objetivos na escrita

O comportamento físico de escrever o alvo o torna real e tangível. Você não tem motivo para esquecer isso.

Ao escrever, use “farei” em vez de “gostaria” ou “talvez”.

Por exemplo: “Vou reduzir minhas despesas operacionais em 10% este ano”, não há “Espero reduzir minhas despesas operacionais em 10% este ano”.

A primeira declaração de metas é poderosa, você pode “se ver fazendo” para reduzir despesas, e a segunda declaração de metas carece de paixão e lhe dará uma desculpa se você se desviar da direção.

Plano de ação para os objetivos

Essa etapa costuma ser perdida no processo de definição de metas.

Você está tão focado nos resultados que esquece todas as etapas necessárias para planejar ao longo do caminho.

Ao anotar as etapas e concluí-las uma a uma ao terminar, você descobrirá que está se movendo em direção ao seu objetivo final.

Isso é especialmente importante se seus objetivos forem grandes e exigentes, ou de longo prazo.

Objetivos concretos

Lembre-se de que o estabelecimento de metas é uma atividade contínua, não apenas um meio para um fim.

Crie lembretes para se manter atualizado e marque reuniões regulares para revisar seus objetivos.

Seu destino final pode permanecer praticamente o mesmo no longo prazo, mas o plano de ação inicial que você definiu ao longo do caminho pode mudar drasticamente.

Certifique-se de que a relevância, o valor e a demanda permaneçam altos.

Pontos de atenção sobre os objetivos

Tenha muito cuidado ao definir objetivos numéricos. Muitos são os casos de adulteração e fraude utilizados para esse fim, mesmo que isso signifique a destruição do sistema.

Ao usar objetivos numéricos, articule suas necessidades e viabilidade para a equipe.

Deixe claro que os números de meta não serão usados ​​para punição.

A etapa final da análise estratégica é avaliar a adequação entre metas, objetivos e atividades como: visão, missão e valores da empresa.

  • VISÃO deve ser a posição do negócio onde todos os objetivos foram alcançados.
  • MISSÃO é a declaração das necessidades que a empresa atende e de todas as atividades e processos que ela apoia.
  • VALOR é o insumo para a missão. Se um processo ou atividade prejudica um valor, ele precisa ser reexaminado.

Conclusão

Ao implementar essas dicas, o empreendedor irá garantir o alinhamento estratégico de sua empresa, aumentando a probabilidade de atingir a meta traçada.

Nas micro, pequenas e médias empresas tudo é escasso: recursos humanos, infraestrutura, tempo, recursos financeiros para investir, etc.

Sem uma direção clara e alinhamento de todas as atividades para isso, recursos serão desperdiçados.

objetivos

Desperdiçar recursos em pequenas empresas garante que você ficará para trás e não alcançará sua visão no menor tempo possível.

Inscreva-se já e aprenda métodos, práticas e ferramentas estruturadas para garantir maior qualidade e produtividade em sua empresa.

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Pâmela Simionato

15/12/2021

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