Interlive BR

Logotipo principal branco
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado
Menu
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado

SDCA e suas vantagens

O método SDCA foi criado para suprir a necessidade de obter resultados satisfatórios continuamente.

Na metodologia Lean existe uma ferramenta muito parecida com o SDCA, o PDCA, lembra-se dele?

Pois bem, nesse artigo você vai entender as diferenças entre essas duas siglas, as vantagens de usar essa ferramenta e suas etapas.

Vamos lá.

SDCA e seu significado

SDCA

Primeiramente vamos entender o que essas letras significam:

S – Standardize (Padronizar)

D – Do (Fazer)

C – Check (Verificar)

A – Act (Agir)

Essa ferramenta é utilizada após o termino do ciclo PDCA e sua finalidade é dar apoio aos resultados do planejamento estratégico.

Em outras palavras, o SDCA atua padronizando processos em andamento. A atividade final da empresa que realiza cada processo é baseada no método SDCA, pois todos os seus produtos e / ou serviços são efetivamente derivados do SDCA.

Portanto, a chamada melhoria contínua é uma combinação de SDCA e PDCA. Começa com a definição de metas padrão, e quando esse objetivo é alcançado, o ciclo SDCA não termina.

A partir daqui, o desempenho de cada processo é monitorado continuamente. Finalmente, toda vez que o processo perde eficiência, o ciclo recomeça.

O SDCA e suas etapas

1. Padronizar (S)

Em primeiro lugar, o SDCA começa definindo os três objetivos principais da empresa. Pense neles como pontos-chave em seu modelo de negócios. Tecnicamente, são chamados de alvos padrão.

Esta etapa foi projetada para garantir que todos os envolvidos executem a mesma tarefa da mesma maneira.

O importante é registrá-los de forma clara, objetiva e intuitiva. Para isso, você pode usar fluxogramas, procedimentos operacionais padrão ou outras ferramentas. Dessa forma, os funcionários podem absorver mais facilmente seus objetivos.

2. Execução (D)

Esta etapa visa implementar padrões, diretrizes ou treinamento para todo o pessoal relevante para garantir que todos possam aprender novas formas de trabalhar.

Aqui, é importante monitorar a situação de aprendizagem dos funcionários. Portanto, você pode simplificar o processo de aprendizagem ajudando outras pessoas.

3. Verifique (C)

Em seguida, na fase de verificação, entra-se no monitoramento dos indicadores de desempenho, processo muito semelhante ao ciclo PDCA.

Portanto, o objetivo é verificar se a execução do processo atende aos padrões estabelecidos e avaliar as mudanças sugeridas anteriormente no item 2. Se os resultados esperados não forem alcançados, ações corretivas devem ser tomadas na próxima etapa.

4. Agir (A)

Nessa etapa são realizadas as intervenções corretivas quando é necessário e também onde os processos são adequados para atingir os resultados esperados.

SDCA e como colocar em prática em 4 passos

1. Meta padrão definida

A primeira etapa na implementação desse método é definir uma meta padrão. Este deve ser o resultado prioritário no momento em que sua empresa se encontra. Por exemplo: Manter uma margem de lucro de 15%.

2. Realizar o Procedimento Operacional Padrão (POP)

O SOP – sigla para Standard Operating Procedures – é um documento que detalha como as atividades diárias devem ser realizadas, passo a passo. Seu principal objetivo é garantir que qualquer pessoa que execute esta tarefa possa fazê-la corretamente.

É uma verdadeira “receita de bolo” que lista de forma clara e objetiva todas as tarefas e parâmetros de execução para manter os resultados previsíveis.

3. Cumprir o POP

Garantir o correto cumprimento do POP também faz parte do SDCA, afinal, como manter a previsibilidade dos resultados em um processo irregular? Portanto, é muito importante treinar os funcionários.

4. Verificação dos padrões

Para melhorar ainda mais a eficácia do método, é necessário monitorar as atividades dos colaboradores para garantir o cumprimento das normas. Da mesma forma, como forma de participação no SDCA, recomenda-se verificar o nível de motivação da equipe.

Ao final da análise, deve ser emitido um documento denominado Diagnóstico de Operações (DTO).

O objetivo é fortalecer a disciplina operacional por meio da avaliação e traçar um mapa de risco das tarefas mais críticas.

SDCA e seus benefícios

Isso pode não parecer tão óbvio, mas essa abordagem traz muitos benefícios para sua empresa. Existem:

  • Aumentar a produtividade: este método ajuda a aumentar a produtividade porque reduz muito o número de retrabalho. Portanto, fornece um processo simplificado e mais linear;
  • Inspirar o trabalho em equipe: Na segunda etapa de implementação dos critérios previamente selecionados, todos os colaboradores devem compreender o trabalho que deve ser realizado e qual o seu papel neste contexto.

Portanto, esse método incentiva os funcionários a participarem e colaborarem no trabalho;

  • Melhorar as operações do processo: uma vez que padrões confiáveis ​​sejam estabelecidos, a organização do ambiente de trabalho aumentará. Reduzindo assim o nível de stress dos colaboradores e melhorando a qualidade de trabalho e de vida;
  • Reduzir falhas: a padronização ajuda em grande medida na redução da incidência de falhas. O mesmo é verdade para questões operacionais, porque agora todos estão trabalhando duro para alcançar resultados previsíveis;
  • Visão de processos: Por fim, este método promove a manutenção de seus processos e evita que a empresa encontre problemas que já enfrentou.

SDCA x PDCA

Embora sejam métodos de pensamento estruturados que se concentram na identificação de problemas e oportunidades, existem diferenças nos ciclos. Vamos dar uma olhada?

  • O ciclo PDCA visa resolver um problema. Por outro lado, a maneira de trabalhar do SDCA é manter o processo em andamento sem voltar à “maneira de fazer as coisas” testadas anteriormente;
  • O SDCA foca na padronização, já o PDCA visa o planejamento;
  • O SDCA é aplicado após o PDCA;
  • O SDCA tem por objetivo a área de operações, diferente do PDCA que conversa diretamente com a área de planejamento.

Conclusão

O rastreamento e a padronização de processos e atividades permitem que a disciplina opere com boas práticas de trabalho. Afinal, como você melhora o que não tem um padrão a seguir? Assim, a combinação do ciclo PDCA com o ciclo SDCA fomenta uma cultura organizacional de melhoria sustentável e contínua. Fazendo pequenas alterações constantemente, você deseja ótimos resultados em sua organização.

O que achou do artigo? Aproveite para conhecer nossos cursos. Nos acompanhe em nossas redes sociais, Linkedin, Instagram, Facebook para ficar por dentro das novidades.

Pâmela Simionato

08/09/2021

Gostou desse post? Então Compartilhe !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência visionária de Ensino

Whatsapp Instagram Linkedin

< Home

< InterAluno

< Inter Experience

< Fale com o Witi

< Interligue-se

< C.S.S.C.

< ABED

< Blog

@ Interlive 2021 - Todos os direitos reservados

Witi
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho