Interlive BR

Logotipo principal branco
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado
Menu
  • Interligue-se
  • Empresas
  • InterExperience
  • Blog
  • InterFidelidade
  • Certificado

Teoria das Restrições: O que é e como utilizar seu conceito?

Criada pelo Dr. Eliyahu Goldratt, a teoria das restrições ou simplesmente TOC (Theory of Constraints), ficou conhecida mundialmente através do livro A Meta, do próprio Dr. Goldratt, que mostrou o conceito e impacto da restrição, ou fator limitante, na busca por objetivos.

Quer conhecer mais sobre essa teoria? Continue lendo nosso artigo.

O que é a Teoria das Restrições?

Podemos considerar o TOC uma abordagem científica para a melhoria, pois analisa em um processo qualquer, qual o fator limitante desse processo, ou como também conhecemos, o gargalo, que impede que cheguemos nos objetivos planejados. Ao identificar o fator limitante, podemos trabalhar em sua melhoria, fazendo, então, com que o processo melhore de maneira contínua.

Qual o conceito por trás da teoria TOC?

O conceito aqui é que todo o processo tem uma restrição e que o fluxo desse processo fica limitado a essa restrição. Dessa maneira, para melhorar a performance de um processo, essa restrição deve ser identificada e eliminada.

Quando falamos em melhoria contínua e alocação de recursos, sejam eles monetários ou recursos humanos, devemos sempre focar em ações que tenham um custo-benefício interessante e tragam os melhores resultados para as empresas. Segundo esse conceito, de acordo com a teoria das restrições, ao trabalhar em não restrições dos processos, apesar de obtermos ganhos, esses não serão os mais significativos.

É importante destacar que, ao eliminar uma restrição, nosso fluxo tende a melhorar de maneira igual, porém a restrição continuará a existir no processo, só que em um outro local do fluxo. Nesse sentido, sempre teremos um foco de trabalho, essência da teoria das restrições, segundo Eliyahu Goldratt.

Quais são os 5 passos para a aplicação da teoria TOC

Essa metodologia nos ajuda a identificar as restrições e eliminá-las.

Vamos conhecer esses 5 passos:

1. Identificar:

Identifique a restrição atual do seu processo, a única que de fato limita a taxa na qual o objetivo é alcançado. Numa empresa de fabricação de peças, a restrição pode ser o tempo de ciclo ou a capacidade de uma máquina, de um departamento ou de uma célula de trabalho. Para empresas de serviços, a restrição pode ser a quantidade de pessoas ou conhecimento de determinado assunto.

2. Explorar:

Subordinar o sistema à restrição fornecendo exatamente os recursos necessários para atingir os objetivos definidos para ela.

Uma opção pode ser utilizar o método de programação e controle da produção chamado de Tambor-Pumão-Corda (Drum-Buffer-Rope ou DBR). Assista a esse vídeo explicativo sobre o assunto.

3. Regras de Conexão:

Revisar todas as outras atividades do fluxo de valor para garantir que estejam alinhadas e realmente suportem as necessidades da restrição.

4. Elevar:

Através dos esforços da equipe em melhorar continuamente os processos, ganhando em capacidade de produção ou pela flutuação na demanda, a restrição pode ser elevada, de modo que a restrição atual deixe de existir.

5. Repetir a teoria das restrições:

Como mencionamos, sempre existirá uma restrição no processo. O segredo é passar para a próxima restrição e não focar eternamente na mesma. Repita os passos de maneira contínua e busque sempre níveis de excelência maiores do que os anteriores.

Mas afinal, o que é uma restrição?

Tudo aquilo que atrapalha sua empresa a atingir o objetivo buscado é uma restrição. Independentemente da área de atuação, do tamanho da empresa e segmento, restrições sempre irão existir e podem tomar diferentes formas, como podemos ver a seguir:

  1. Física:

Aqui estamos falando de máquinas e equipamentos, por exemplo. Quando temos uma máquina que não atende à demanda, seja em capacidade ou qualidade, temos uma restrição de processo. Podemos ter restrições de conhecimento, quantidade de pessoas, falta de matéria-prima, espaço e etc.

  1. Política:

Uma restrição pode estar ligada a um procedimento na empresa, à cultura, regulações e normas, que impedem que consigamos atingir os resultados pretendidos.

  1. Paradigma:

São as crenças que temos enquanto pessoas, por exemplo. Algumas crenças nos fazem pensar sempre da mesma maneira, o que pode ser um problema já que precisamos nos adaptar constantemente para atingir novos níveis de excelência. Sendo assim, é preciso quebrar paradigmas.

  1. Mercado:

Acontece quando a restrição já não está mais no seu processo, interno à organização, e sim no mercado. Pode ser que você e seu time melhorem tanto os processos que a restrição agora não esteja mais na empresa, mas na demanda do mercado em adquirir determinado produto ou serviço que você fornece.

Conclusão

Na Interlive, temos diversos cursos que poderão ajudá-lo e melhorar os processos da sua organização, trazendo os resultados que sua empresa precisa e transformando você em um profissional de destaque. Clique aqui e conheça nossos cursos com professores renomados e referências em seus ramos de atividade.

teoria toc

Aproveite para conhecer nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook.

Seja Inter!

Gostou desse post? Então Compartilhe !

Pâmela Simionato

22/02/2022

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência visionária de Ensino

Whatsapp Instagram Linkedin

< Home

< InterAluno

< Inter Experience

< Fale com o Witi

< Interligue-se

< C.S.S.C.

< ABED

< Blog

@ Interlive 2021 - Todos os direitos reservados

Witi
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho