
Vou te ajudar a interligar
sua empresa ao novo
mercado de trabalho
sua empresa ao novo
mercado de trabalho
O Yellow Belt é o segundo passo na trilha de formação do Lean Six Sigma. É dele que falaremos de maneira mais detalhada neste texto. Sendo assim, nosso objetivo é que você entenda a importância desse curso na sua melhoria profissional.
Antes do Yellow Belt, existe a formação em White Belt, que oferecemos gratuitamente em nosso site. É claro, que é ideal conhecer e realizar todos os cursos dessa trilha. Nós ajudaremos você em sua formação profissional por preços acessíveis e cursos de qualidade.
Obviamente, o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e essa formação pode enriquecer a sua contribuição no seu ambiente profissional. Isso pode levar a promoções ou à recolocação para quem está fora do mercado atualmente.
No curso de Yellow Belt, você aprende diversos conceitos importantes. Além disso, a Interlive traz atividades práticas para que esse conhecimento seja aplicado por você em seu trabalho.
Antes dos conceitos que se relacionam diretamente ao curso, fazemos uma apresentação do contexto histórico dos modelos de produção que nos trouxeram à realidade de hoje.
Além disso, tratamos das mudanças nas relações de consumo e como isso exigiu novas competências das empresas.
Nessa fase introdutória do curso, abordamos ainda o TQC, controle total de qualidade americano e japonês.
Após essa introdução, você aprende sobre o que é o Lean, um conceito de gestão com foco na redução de desperdícios, como tempo de espera, transporte, excesso de processamento, entre outros.
Além disso, conhece os pilares do Lean, como Just in time, que destaca a importância de produzir a quantidade exata de um produto de acordo com a demanda. O curso é voltado para a melhoria contínua dos processos e o respeito às pessoas nele envolvidas.
Ademais, abordamos também o mapeamento de processos, a fim de que você aprenda a ter uma visão geral e uma iniciativa assertiva para agir em prol de sua melhoria e eficiência.
Da mesma forma, também ensinamos sobre o Six Sigma, um programa criado pela Motorola e aplicado até hoje com sucesso.
Nele, você vai aprender uma filosofia de gestão que visa melhorar os processos. Nesse sentido, a aplicação do Six Sigma visa satisfação dos clientes, análise de dados, redução de variação dos processos, previsão de resultados com maior precisão e a tomada de decisão com menores riscos.
Algumas métricas importantes para a prática do trabalho com o Six Sigma também são ensinadas. Por exemplo, oportunidade versus unidade, FPY, RTY, RY e FY. Explicaremos brevemente a que elas se referem a seguir:
Depois de analisar as métricas, também explicamos outros conhecimentos importantes. O objetivo é entender o problema para saber como identificá-lo e conhecê-lo. A partir daí, abordamos a criação de metas SMART, objetivo do projeto e entendimento dos processos, conceito de qualidade e matriz de priorização.
Apresentamos também como fazer a criação de um time LSS, como aplicar o método DMAIC para estruturação do projeto. Por fim, concluímos com uma introdução ao teste de hipóteses do PDSA.
É claro que este são apenas alguns temas que abordamos em nosso curso de Yellow Belt. Sabemos ainda que um profissional com esta formação tem um nível introdutório na trilha Lean Six Sigma. No entanto, ao finalizá-lo, você terá condições de fazer o gerenciamento e desenvolvimento básico de uma equipe.
Para saber mais sobre este e outros cursos, cadastre-se para receber informações sobre lançamentos e promoções em primeira mão.
26/01/2022